segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESPIRITUALIDADE


BOM NÃO PODEREI FALAR SOBRE A ESPIRITUALIDADE SEM COLOCAR AQUI OQUE ACREDITO,ENTÃO FIZ UM MINUCIOSO ESTUDO DE MUITAS COISAS PARA PODER FALAR EXATAMENTE OQ SEI E ACREDITO...
"Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem". É a primeira frase do "Livro dos Espíritos" de Allan Kardec. Ele tentou precisar, logo no início, a nuance entre as palavras espiritual, espiritualista e espiritualismo, que têm uma acepção bem definida, e as palavras espírita e espiritismo. "O espiritualismo é o oposto do materialismo; qualquer um que creia ter em si algo além da matéria é espiritualista; mas não segue daí que necessariamente acredite na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em lugar das palavras espiritual e espiritualismo, empregamos, para designar esta última crença, espírita e espiritismo." Esses termos são então neologismos, isto é, palavras criadas e definidas por Allan Kardec.
Um espírita é então um espiritualista, pois tem a certeza experimental da existência dos espíritos, que são as almas dos homens em transição entre o túmulo e o berço. Nesta exposição, tentaremos mostrar que elas são as bases das convicções espiritualistas do espírita e as conseqüências do Espiritismo no plano da ética.

"A doutrina espírita, no que concerne às penas futuras como em seus outros temas, não está fundada sobre uma teoria preconcebida; não é um sistema substituindo outro sistema: em tudo se apóia em observações, e é isto que lhe dá sua autoridade. Então, de forma alguma se tem imaginado que as almas, após a morte, devem se encontrar em tal ou qual situação; são os seres mesmos que deixaram a terra que vêm hoje nos iniciar nos mistérios da vida futura, descrever sua posição feliz ou infeliz, suas impressões e sua transformação na morte do corpo; em uma palavra, completar sobre esse ponto os ensinamentos do Cristo" (10).
A ética espírita coincide então com a ética cristã, tal qual foi ensinada e praticada por Jesus, e com aquela ditada pela consciência isenta de prejulgamentos e interesses. "A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima evangélica: Agir para com os outros como quereríamos que os outros agissem para conosco; quer dizer, fazer o bem e nunca fazer o mal. O homem encontra neste princípio a regra universal de conduta para suas mínimas ações" (11).
À questão 625 do "Livro dos Espíritos": "Qual é o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo?", os Espíritos responderam: "Jesus".
O Espiritismo oferece uma visão global que permite compreender as razões da convergência de três vertentes independentes - a racional espírita, a cristã e a da consciência - para um mesmo conjunto de normas morais, que se resume no respeito e no amor ao próximo.
Cada uma se baseia, em última instância, na penetração nas próprias estruturas do Universo, reguladoras da harmonia que aí reina.
O Espiritismo atinge este objetivo pela observação científica dos fenômenos naturais, aliada aos métodos de análise racional. A consciência do ser humano é o dispositivo natural que lhe permite "concordar" com o plano geral do Universo, e evoluir de modo ordenado.
Jesus, espírito puro e inteligente, com os sentimentos e a intuição desenvovidos a um grau que não podemos assimilar, não está certamente limitado aos meios de que dispomos para penetrar as leis do Universo. Utilisou outros meios que escapam completamente aos nossos limites conceituais.
Sublinhamos que a coerência não se prende à ética cristã, mas se extende igualmente às bases fundamentais de outras religiões. "Não há para o homem de estudo nenhum antigo sistema filosófico, nenhuma tradição, nenhuma religião a ser negligenciada, porque todos encerram os germes de grandes verdades que, se bem pareçam contraditórias umas às outras, esparsas que estão em meio a acessórios sem fundamento, são muito fáceis de coordenar, graças à chave que nos dá o espiritismo para uma multidão de coisas que têm podido, até aqui, nos parecer sem razão e das quais a realidade nos é demonstrada hoje de maneira irrecusável" (12).
"A conseqüência do espiritismo é tornar os homens melhores, e portanto mais felizes, pela prática da mais pura moral evangélica" (13). A verdade espírita então não se reconhece unicamente pelo conhecimento racional da doutrina espírita. A certeza positiva sobre o porvir, decorrendo de fenômenos que atingem seus sentidos, faz que se comportem conforme a ética e a moral ensinada por Cristo. Sua máxima é aquela de Allan Kardec: « Fora da caridade, não há salvação! », porque sabe que seu interesse pessoal não será servir senão em função de seu ardor pelo interesse coletivo. Não tem absolutamente nenhum propósito lucrativo, nenhuma ambição de poder ou de posição a não ser esta, de progredir na sua evolução e de fazer progredir o seu próximo.

7. CONCLUSÃO

A rejeição sem provas ou a recusa de examinar racionalmente o mundo espiritual apresentam o inconveniente de deixar o campo livre aos abusos de todo gênero, geralmente de ordem financeira, e algumas vezes mesmo dramáticos, explorando a credulidade das pessoas. O Espiritismo traz os elementos lógicos que permitem refutar esses abusos de maneira formal, oferecendo a todos respostas claras e consoladoras à maioria das questões existenciais, tão freqüentes na origem do desespero humano.
O Espiritismo não faz nenhum proselitismo, e não pretende deter a exclusividade da Verdade. Allan Kardec pergunta humildemente: "Qual é o homem que pode se gabar de a possuir inteiramente, quando o círculo dos conhecimentos cresce sem cessar, e as idéias se retificam a cada dia?" (14).
O Espiritismo proclama a liberdade de consciência, o direito de livre exame em matéria de fé. Recebe os que vêem voluntariamente à ele, e não procura desviar ninguém de suas crenças ou de sua religião. A crença de uma pessoa importa pouco, desde o momento em que ela trabalhe para o bem de seu próximo. O Espiritismo se dirige àquele que, estando perdido ou não estando satisfeito com o que se lhe tem sido dado, procura alguma coisa de melhor. Não diz: "Creia primeiro, e compreenderá em seguida se você puder", mas "Compreenda primeiro, e creia em seguida se você assim o quiser".
Encorajamos as pessoas, desejosas de se esclarecerem, a ler e meditar, não mais que as trinta páginas da introdução do Livro dos Espíritos, que lhes confirmarão que o objetivo essencial do Espiritismo não é senão o de procurar o que pode ajudar ao progresso moral e intelectual dos homens.
SEM CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!!!
QUE DEUS NOSSO PAI E JESUS NOSSO IRMÃO MAIOR POSSA ABENÇOAR SEMPRE NOSSO ORVALHO DO CÉU (Rosélia)...PARABÉNS AO BLOG  ...2 ANINHOS!!!
http://espiritual-idade.blogapot.com/

Para vc Roselia querida pelo aniver~´ario do blog,sinta-se á vontade para dar a todos q participaram desta festa maravilhosa, grande abraço fraterno em seu coração...

6 comentários:

  1. Linda tua participa~]ao nessa blogagem falando da espiritualidade. Beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá,QUERIDA DANIELA
    "Todo dia existe DEUS"...
    Você já chorou de emoção???
    Já sentiu vontade de correr pelo prado afora??
    Ou de ficar quietinho (a) bem aconchegado (a) na relva???
    Pois hoje estou assim...
    Simplesmente FELIZ!!!
    Vc foi convidado e veio... Que bom!!! Quanta delicadeza!!!

    Amiga, acordar hoje e receber mais um post/presente foi bom demais!!! Os amigos alegram o nosso coração sempre...
    Ontem fiquei desde 4h da manhã e não consegui esperar o seu post... Mas hoje cá estou, querida Dany...
    Foi tão profundo mas vou por parte:
    Primeiro gostaria de lhe dizer que o Tema ESPIRITUALIDADE dá margem a questionamentos significativos como vc acentuou... Parabéns!!!
    Mundo espiritual x mundo material.
    Espiritual e espiritualista... (o segredo é ver a diferença)...
    Distinções importantíssimas que nos confundimos mesmo... fez bem em argumentá-las...
    Agora vc tocou numa palavra que ninguém o fez e que marcou com chave de ouro a blogagem: ÉTICA...
    Como andamos sem ética e nos dizemos espirituais...
    Agir com o nosso semelhante como gostaríamos que fizessem conosco...
    Máxima da ESPIRITUALIDADE...
    A prática de Jesus sempre foi e será o AMOR... (caridade)...
    É o grau máximo da humildade...
    E por fim, destaco a palavrinha também mágica: gabar-se...
    Como somos orgulhosos de nós mesmos!!!
    Somos PÓ... SERVOS INÚTEIS, isso sim!!! Parabéns, querida... Show!!!

    ... como no "ORVALHO sobre a relva"...
    Lhe deixo a minha paz e a minha gratidão por ter comparecido, com o coração, à minha (nossa) festa do Blog...
    Sejamos todos abençoados e felizes!!!
    Bjm cheio do Amor de Deus... transbordante... reflexo da paz interior e da alegria que invade o meu coração por ter vc comigo nesse dia tão especial.
    Peça ao Senhor Deus uma bênção no dia de hoje, viu???

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Hoje passo pra agradecer tanto carinho na participação da nossa Blogagem Coletiva de ontem...
    Obrigada pela sua dedicação para comigo e para o meu Blog...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  4. Daniela
    estou a festejar com todos os dois anos do blog da Rosélia
    Ela desperta o melhor de nós
    Parabéns pela participação
    bjos e continuemos a festejar

    ResponderExcluir
  5. Daniela, o espiritismo é uma doutrina consoladora, pq nos auxilia a entender q esta vida é uma passagem para todos os seres, fadados ao progresso. Q devemos buscar aprender a amar indistintamente. Q esse amor deve ultrapassar as muralhas do q chamamos família e estender-se ao universo. Q devemos auxiliar e perdoar a todos, principalmente a nós mesmos. E q Deus é amor infinito. Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Daniela


    Antes de ser acometido pela doidice,
    pela brandura da poesia,
    nos NATAIS: presenteava... coisas, jóias.
    Hoje... virei poeta, fui infetado pela loucura,
    envio presente pelo vento, através das ventanias,
    e são “esperanças”, e “ felicidades”.
    Abra a sua alma...
    esta brisa que chega... em silêncio estou docemente nela.

    abraços
    Ari Mota e sua alma

    ResponderExcluir